Você quer transformar seu lar em um paraíso para seus bichanos? Então, aprenda como fazer uma gatificação funcional e elegante e traga mais saúde e bem-estar para seus gatinhos.
Você está pronto para a gatificação? Dê uma olhada pelo seu lar e avalie quais espaços precisam ser criados e enriquecidos para deixar sua casa verdadeiramente catfriendly. É claro que é preciso levar em consideração o aspecto estético e seu estilo de decoração, afinal queremos que tanto você quanto seus bichinhos fiquem felizes com os resultados. Portanto, confira a seguir 5 dicas para gatificar sua casa de forma fácil e acessível, garantindo, ao mesmo tempo, mais saúde e bem-estar a seus bichanos.
1. Crie lugares elevados
Encontre alguns cantinhos em sua casa onde seu gato possa escalar e ficar longe do chão. Gatos são animais escaladores, que gostam de mapear ambientes a partir de lugares elevados. Então, invista em prateleiras e blocos decorativos de parede para que eles possam subir, escalar e explorar espaços de forma saudável. Quanto mais extensos e ricos, melhor. Não economize na criatividade quando se trata do bem-estar do seu bichinho.
Veja também:
+ Pote de comida: tudo o que você precisa saber antes de comprar o comedouro do seu gato
+ Banheiro para gatos: como escolher o produto ideal para a ‘caixa de areia’ do bichano
+ Seu gato te ama? Descubra agora com essas dicas de especialistas!
2. Sem prateleiras? Aposte em objetos altos
Se seu gato é muito ativo e adora brincar, você precisará de algum lugar onde ele possa extravasar toda essa energia – se você não quiser que ele destrua todos os seus móveis. Porém, se você não tem espaço disponível em suas paredes para prateleiras e bloquinhos, então a solução é apostar em objetos altos especiais para eles. Árvores para gatos e arranhadores verticais, por exemplo, são excelentes alternativas para seus bichanos e podem ser encontradas facilmente em lojas especializadas para pets.
3. Incorpore brinquedos
É de extrema importância que, algumas vezes por dia, seus bichanos tenham um tempinho especial só para brincar e liberar toda a energia acumulada durante aquelas 15 sonequinhas diárias. Além disso, gatos são predadores naturais, então aposte em brincadeiras que envolvam caça e invista em brinquedos que imitem presas, como passarinhos e, é claro, ratos. Portanto, enriqueça seu ambiente com elementos lúdicos e se divirta também com seu peludo!
4. Dedique um espaço para descanso
Todos sabemos como os gatos adoram dormir nas camas de seus humanos, mas eles também precisam de mais opções. Eles precisam de um cantinho onde eles possam chamar só de seu, para deixarem seu cheirinho e se sentirem verdadeiramente à vontade. Além disso, também sabemos como às vezes eles adoram se esconder. Então, unindo o útil ao agradável (literalmente), prepare um cantinho especial para seu gatinho que seja mais recluso, fechado e coberto, para que ele tenha onde se esconder, caso ele venha a sentir medo ou insegurança. Chega de gatos embaixo do sofá!
Veja também:
+ Feng shui para felinos: crie energia positiva para o seu gato – e para você!
+ Pet-friendly: aprenda como manter uma casa com pets sempre limpa
+ Homem passa 2 anos construindo mansão com piscina para seus cachorros
5. Deixe comida, água e areia acessíveis
E, é claro, que não se deve esquecer nunca dos básicos: água, comida e caixa de areia. Sempre deixe-os acessíveis e em abundância. Assim, seu gatinho poderá ter energia de sobra para aproveitar toda essa gatificação feita com muito carinho e especialmente para ele!
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br